quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Doenças de pele relacionadas à depilação

O primeiro post será relacionado a depilação, na verdade alguns problemas que podem interferir nela, o papel deste post é unico e exclusivo para orientar sobre como identificar cada um deles. Ressaltando que não falarei sobre nenhuma doença sexualmente transmissível, ok?! 

Com postura profissional nós depiladores devemos sempre nos atentar ao estado da pele de quem vamos "arrancar os pelinhos" (rs) se a pele não estiver aparentemente saudável devemos levar um feedback com o cliente, as vezes ele nem está ciente do que está acontecendo, e devemos alerta- los, sempre com muito cuidado para não o constranger. Na maioria dos casos a depilação não pode ser realizada no local, e devemos aconselhar o cliente a procurar um especialista da área dermatologista e após isto, voltar a nos procurar para que a depilação seja realizada no local (estas doenças podem ser contagiosas, por isto, devemos sempre utilizar os materiais de higienização).

A seguir farei um resumão sobre as principais doenças de pele, continuem lendo ;D



  • Impetigo: é uma infecção cutânea superficial, podendo infeccionar qualquer segmento da pele. Existindo em forma de bolha que após se romper forma uma crosta. E também em forma de crosta melicéricas lembrando a cor de mel.



  • Furúnculo: é a infecção dos folículos pilosos, que formam um acumulo de tecido morto e de pus. Podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas as áreas mais propicias são onde contém maior numero de cabelo e onde se transpira mais. Pode ser causado pelo uso de roupas apertadas de mais, pelo uso de substancias oleosas e pelo uso de cigarro. Forma- se uma lesão com o centro amarelado, e ao redor avermelhado e endurecido. Após cicatrizado, a pele pode ficar com manchas pretas.


  • Foliculite: também uma inflamação do folículo piloso, podendo ser desencadeado por fungos como o Tinea Barbal (foliculite na barba) e outros mais. É uma infecção simples, ocorrida muitas vezes por traumatismo como cortes de lâminas. Se a infecção se encontra no estagio inicial o depilador pode tentar "tratar"


  • Ostofoleoculite: São erupções pustulosas, dolorosas e agudas do folículo piloso. Podem acontecer depois da depilação com o uso da ceira, por exemplo. Aparecendo pequenas "espinhas" amareladas circuladas por vermelhidão, contendo no centro um pelo que não foi retirado totalmente na depilação. normalmente encontra- se no pescoço  e rosto, podendo deixar queloides na pele.




o que é o tão citado FOLÍCULO PILOSO
  1. Pelo
  2. Superfície da pele
  3. Sebo
  4. Folículo Piloso
  5. Glândula Sebácea



O que nada mais é que a fabrica de pelo e cabelo (o corpo pode conter por volta de 5 milhões polículos), é dele que o pelo/cabelo nasce, estrutura sem vida e que duram séculos.


 Espero que tenham gostado, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário